Fotografia Popular Brasileira

Fotografia Popular Brasileira é um coletivo artístico que investiga a identidade do povo negro e indígena da periferia de São Paulo. Nosso objetivo é democratizar a produção de fotografia como arte contemporânea.

Nosso projeto tem recebeu patrocínio da Prefeitura de São Paulo esporadicamente entre 2014 e 2019, tornando viável nossa produção. Para que isso acontecesse, desenvolvemos uma técnica artesanal de impressão de fotografias de grande formato de forma caseira. Desde então, através de oficinas e parcerias, procuramos facilitar também a produção de obras fotográficas de outros artistas da periferia. 

Nos trabalhos vemos cenas cotidianas da periferia de São Paulo carregadas com micro narrativas investigativas do povo negro e indígena da qual o artista, Renan Teles, faz parte. Essas cenas são criadas por meio de manipulações e fotomontagens à partir da mescla entre retratos de transeuntes e de sua própria família com fotografias que faz de cenários pelos quais comumente transita — Itaquera e seus arredores. 

Além  disso aos trabalhos são incorporados elementos da arquitetura vernacular por meio da montagem em molduras/estruturas de ferro e serralheria artística carregadas de soluções presentes no imaginário da periferia. Essas estruturas que recebem, protegem e introduzem as fotografias ao espaço tridimensional são produzidas em parcerias com serralheiros do próprio bairro do artista, deixando margem para que suas respostas e elucidações interfiram no resultado final.
 
Contato

fotografiapopularbrasileira@gmail.com 


Quem somos:


Renan Teles — Artista visual

Ana Luiza Rosa — Artista visual

Rogério Teles — Produtor musical

Esther Massoni — Estudante de jornalismo